Desempenho e bem-estar: o impacto de um ambiente saudável e justo 

Como alguns sabem, fiz minha migração de empregado para empregador, estando na mesma empresa e, com todos esses 7 anos de vivência, tenho experiência em dizer que o que um empregado quer não é apenas o salário todo mês, mas como todo humano, ele quer pertencer. 

É claro que o pertencer vai muito além de apenas estar em uma empresa e que o dinheiro pingando todo mês ali é uma motivação importante, mas me lembro que, em minha experiência, ter um lugar onde eu era acolhido, ouvido e bem remunerado era um fator imprescindível para que eu pudesse desempenhar com eficiência minhas funções. 

Um local de trabalho agradável, onde se cultiva respeito, colaboração e bem-estar, cria um espaço propício para o crescimento pessoal e profissional e quando os funcionários se sentem confortáveis, reconhecidos e respeitados, eles tendem a ser mais engajados, criativos e produtivos. 

Podemos criar uma linha tênue em que uma boa remuneração anda ao lado de um ambiente estruturado para que o colaborador possa exercer suas funções e que além de um salário equivalente, oferecer um ambiente positivo é um fator fundamental para garantir que os colaboradores se sintam valorizados.  

A remuneração adequada reflete o reconhecimento do trabalho e das habilidades do profissional, gerando satisfação e motivação para continuar entregando um trabalho de qualidade. Um salário justo também contribui para a retenção de talentos, pois evita que a equipe procure oportunidades em outros lugares, o que reduz a rotatividade e mantém o conhecimento dentro da organização. 

Por fim, quando os funcionários sentem que têm segurança no trabalho, isso reduz o estresse e a ansiedade, permitindo que foquem no que realmente importa: desempenhar suas funções da melhor forma possível.  

A sensação de pertencimento e a certeza de que podem contar com a empresa em longo prazo criam um vínculo mais forte entre o colaborador e a organização, resultando em maior comprometimento e lealdade. 

Cuidar da sua equipe é cuidar da sua empresa, visando de forma sustentável que ela se mantenha eficiente e produtiva. 

Veja também

O valor do feedback nos negócios

O valor do feedback nos negócios

Em um mercado cada vez mais competitivo, ouvir o cliente é mais do que uma questão de cortesia; é um…
A lição japonesa: como pequenos hábitos podem transformar empresas e vidas

A lição japonesa: como pequenos hábitos podem transformar empresas e vidas

Recentemente, durante minhas férias, tive a incrível oportunidade de viajar para o Japão. Além das paisagens de tirar o fôlego…
Planejando um futuro financeiro para os filhos: um ato de amor e responsabilidade

Planejando um futuro financeiro para os filhos: um ato de amor e responsabilidade

Estamos no mês das crianças, uma excelente oportunidade para refletirmos sobre como podemos proporcionar um futuro financeiro seguro e promissor…
Title
.