Empreender sempre foi um grande desafio, mas hoje com a velocidade e as mudanças no mundo – muitas advindas da internet – o desafio somente aumentou. Nem por isso, nós deixamos de sonhar com a nosso próprio negócio, não é verdade? 

E para que esse sonho não acabe virando um pesadelo, precisamos investir em negócios sólidos, mais rentáveis e seguro.

Partindo desses critérios, por que não dedicarmos um olhar especial para as franquias? Afinal, são inúmeras as vantagens em investir em um negócio consolidado.

De acordo com SEBRAE e a ABF (Associação Brasileira de Franchising), os modelos de franquias já vem testados, com suportes e treinamentos contínuos. Dados da ABF nos revelam que em 2023 os segmentos que mais cresceram foram alimentação (17,9%); saúde (17,5%); beleza e bem estar (17,5%) e hotelaria e turismo (16,4%). Ainda de acordo com o levantamento da Associação, o setor de franquias arrecadou R$ 240 bilhões em 2023 no Brasil, um crescimento de 13,8% em relação a 2022. Enquanto o setor varejista no país teve apenas 1,7%.

Escolher uma boa franqueadora e toda sua expertise é um fator de grande peso, além de avaliar a sua estrutura e o quanto ela está bem preparada para as adversidades do varejo em diversas regiões do país. Com uma marca forte na fachada, processos bem definidos, e dependendo da quantidade de lojas, as compras ficam escalonadas. Tudo isso gera um impacto na redução dos custos e, com isso, melhora a lucratividade.

É preciso considerar que as chances de seu negócio dar certo sendo uma franquia é oito vezes maior do que uma loja de marca própria. Se por um lado os desafios existem, como em qualquer setor do varejo, devido a diversos fatores, por outro, o fato de se ter uma estrutura de campanhas, produtos de sucesso, compras de parceiros homologados, processos, auxílio na escolha do ponto comercial, marketing e apoio com desenvolvimento de colaboradores – tudo isso aliado a uma excelente gestão do franqueado – pode fazer uma grande diferença para o sucesso do negócio.

Agora imagine você desenvolver tudo isso sozinho?

É um grande desafio e, claro, não podemos desconsiderar suas vantagens ao criar uma marca, uma empresa pra chamar de só sua. Mas isso é assunto pra outro bate-papo. E eu espero você aqui! Até a próxima!