Seja qual for o porte da sua empresa, a comunicação também é importante para o seu negócio
Mas, antes de irmos aos motivos, é preciso responder: o que é comunicação corporativa?
Pilar fundamental para o sucesso de qualquer CNPJ, a comunicação, ainda que pareça um luxo, está muito longe de ser.
Toda forma de se comunicar com seu público interno e externo pode e dever ser considerada como comunicação corporativa e, quando utilizada de forma eficaz, é um dos principais diferenciais competitivos de uma empresa e pode ser a linha que divide empresas longevas, das que ficam pelo caminho.
Já se perguntou: de que forma estou transmitindo o que a minha empresa precisa aos diversos stakeholders? Garanta que a informação seja clara e alinhada com os objetivos do negócio! Para além disso, garanta que as mensagens estejam coerentes com os valores corporativos.
Até aqui tudo bem?!
Vamos então a 05 importantes motivos pelos quais você precisa tratar a comunicação como protagonista nas estratégias do seu negócio (prometo voltar para falar um pouco mais de cada um deles):
- Fortalecimento da marca (olha o branding aí!)
- Engajamento do público interno (funcionário engajado é um multiplicador do negócio)
- Relacionamento com clientes (e fidelização – oremos por clientes fieis!)
- Gestão de crises (todo mundo devia trabalhar para que elas não ocorram, mas, quando ocorrem você vai agradecer por se comunicar bem!)
- Crescimento (estamos falando de resultados financeiros, de incremento de parcerias, de expansão como um todo)
Se na psicanálise (alô alô terapeutas queridas!) o emissor da mensagem não é o responsável pelo entendimento feito por seu interlocutor, o mesmo não é verdade quando se trata da comunicação feita por uma empresa, ou seja, certifique-se de que quem receba a sua mensagem entenda o que você quer dizer e garanta melhores resultados.
Já deu para gerar algumas reflexões por aí?! Volto logo aprofundando cada um dos 05 tópicos apresentados acima e com conteúdo sobre comunicação em geral… Deixa seu comentário se quiser saber mais sobre algum ponto em específico.