A fome é descrita como a sensação fisiológica que indica a necessidade de alimento para suprir as funções vitais do corpo.
Por outro lado, o apetite é descrito como um fenômeno instintivo que se manifesta como vontade de comer, muitas vezes associado a desejo por alimentos específicos.
A fome e o apetite são experiências interligadas e saber entender o que está sentindo auxilia na hora de escolher o que comer.
Fome Fisiológica
A Fome Fisiológica é a necessidade orgânica de ingestão de nutrientes para o bom funcionamento do corpo. Normalmente ela se manifesta como uma sensação de estômago vazio e o “roncar” do estômago.
Fome Específica
A Fome Específica é a procura de um tipo específico de alimento para comer (desejo). Na maioria das vezes, está relacionada à sensação de sobrecarga e cansaço excessivo. Também pode ser desencadeada por lembranças afetivas relacionadas ao alimento específico.
Fome Emocional
A Fome Emocional pode ser definida quando há uma busca no alimento como uma forma de lidar com algo negativo ou comemorar algo positivo. Geralmente é a busca por alimentos que são convertidos em açúcar no sangue, provocando uma sensação de prazer instantâneo, porém, momentâneo. No caso das mulheres, as oscilações hormonais também podem influenciar.
Sabe quando você passa na frente do carrinho de lanche, sente o cheiro e, de repente, parece que abriu um buraco no seu estômago? Ou sente o cheiro de um bolo saindo do forno e a fome chega sem pedir licença. Essa é a chamada Fome Situacional. Não necessariamente tem vínculo com os outros tipos de fome.
A melhor forma de identificar e lidar com todos os tipos de fome é através da Alimentação Consciente. Mas vamos deixar para falar desse assunto na próxima oportunidade. Espero você!