Quando saber que está na hora de visitar um profissional para ajudar a resolver seus problemas e cuidar da saúde mental?
Será que quem precisa de psicólogo é “louco” ou “desequilibrado”?
Esses são alguns questionamentos comuns entre pessoas que desconhecem o que é e como funciona a terapia. Mesmo em pleno século XXI, e com o aumento da procura por acompanhamento psicológico nos últimos anos, ainda é comum haver dúvidas acerca da utilidade do psicólogo ou do estado psicológico da pessoa que faz terapia.
O pensamento do senso comum costuma seguir a seguinte lógica: se as doenças mentais são “coisas de louco”, então as pessoas que as têm e precisam tratá-las com a ajuda de um profissional, definitivamente também são. Essa mentalidade propaga a estigmatização da terapia, multiplicando as dúvidas sobre o seu propósito.
Além disso, certas crenças que também são disseminadas na sociedade incentivam as pessoas a recusarem a procurar um psicólogo quando precisam. Por exemplo, a ideia de que é preciso sempre aparentar estar bem e contente, especialmente se você não precisa lidar com problemas muitos sérios em sua vida. Fazer terapia, então, está fora de cogitação porque é um sinal de que, de fato, você não é feliz e precisa de ajuda.
O psicólogo é um profissional cujo papel desempenhado é de extrema importância em nossa sociedade. O cuidado com a saúde mental é tão importante quanto o cuidado com a saúde física.
Veja alguns benefícios:
Promove o autoconhecimento
O autoconhecimento faz com que você tenha mais noção sobre as suas opiniões, qualidades, defeitos e crenças. A terapia faz você prestar atenção no seu eu mais profundo que, às vezes, passa despercebido no dia a dia. O resultado do autoconhecimento é ter mais compaixão consigo mesmo e, com isso, tomar decisões mais assertivas.
Aumenta a autoconfiança
A insegurança com o novo é algo que acomete muitas pessoas. Seja mudar de trabalho, mudar de escola, começar a faculdade ou mudar de casa. Adaptar-se à novas situações e sair da zona de conforto pode ser um desafio e tanto e, com isso, muitas pessoas acabam se acomodando. A terapia pode auxiliar a encarar essas situações de forma mais realista e assertiva.
Ensina a compreender seus medos
O medo é um sentimento presente na vida de todos, mas quando se manifesta em excesso, pode paralisar as pessoas. Inteligência e maturidade emocional são os benefícios que as sessões de terapia trazem e que podem ajudar nesse tópico. Aprender a lidar com os seus medos é essencial para seguir em frente.
Ensina a lidar com os sentimentos
A perda de um ente querido ou a separação de um casal são algumas das situações que envolvem muitos sentimentos e podem deixar marcas emocionais, por isso é muito importante trabalhá-las para poder seguir em frente. É normal que as pessoas não consigam passar por momentos assim sozinhas, mas um profissional de psicoterapia pode auxiliar a administrar esses sentimentos.
Promove relações mais saudáveis
O convívio social pode ser um desafio. Ter um acompanhamento terapêutico pode ajudar nessas questões, aprimorando habilidades sociais e auxiliando no processo de decisões e estabelecimento de relações melhores.
Vale ressaltar que todas as pessoas podem procurar atendimento psicológico, tendo ou não algum transtorno diagnosticado. Converse com um profissional de saúde e considere a terapia como uma opção de prevenção para sua saúde física e mental e mais que isso, para a sua vida!