Entra ano e sai ano e a gente sempre se volta a mesma reflexão de final de ano: MAIS UM ANO ACABANDO E O QUE EU FIZ? Acaba se tornando uma cobrança muitas vezes desnecessária, mas ao mesmo tempo importantíssima, quando partimos do pressuposto que essa reflexão é um feedback de tudo que fizemos e gostaríamos de ter feito, mas devo admitir que para nós, empreendedores, é quase uma cama de gato.
Só quem empreende sabe a dor e o desespero de fazer com que tudo que planejamos aconteça mesmo que, durante o processo, seja necessário que realinhemos tudo porque a vida está acontecendo e mudando no decorrer dos meses e, quase tudo que planejamos acaba saindo um pouco dos trilhos. Mas esse texto não é para nos cobrarmos, mas sim pra incitar a você, leitor, a pegar um bloco de notas e colocar tudo que você realizou, todos os projetos que nasceram, todas as vezes que você se reinventou para que tudo ocorresse da melhor forma possível.
Esse texto não é uma provocação para se cobrar, mas sim para se acolher e comemorar todas as micro conquistas desse ano que está se encerrando, todos os sonhos realizados e todos os passos dados rumo ao sucesso. Nós, enquanto empreendedores, temos a mania horrível de não comemorarmos o que conquistamos, mas ficamos nos cobrando mais e mais para realizarmos. Ocorre que no final das contas é sempre necessária essa pausa para olhar todos os passos dados, todo caminho trilhado que nos trouxe até aqui. E vamos admitir que “aqui” é infinitamente melhor do que onde estávamos no início de nossa jornada, então que possamos aproveitar a jornada e comemorar o processo.
A esse 2024, obrigado pelas conquistas e realizações, mas principalmente pelos processos que me ensinaram tanto. A 2025, peço que me surpreenda e traga todas as possibilidades que eu mereço e que seja o ano de nossas vidas.
Bom ano a todos nós