Toda nova música, recém lançada, e que você nunca ouviu, é feita das mesmas sete notas musicais comuns a qualquer outra música que existe. E essa frase não é sobre música!
Dando sequência a essa “conversa” sobre comunicação, foco dos meus conteúdos aqui no TPM, a ideia era aprofundar num tema bastante interessante, o relacionamento com clientes, sob o viés da comunicação. Mas, eis que passo há pouco por um vídeo da @purplemetrics com título de “Marca boa é marca inovadora?”, escuto uma frase sobre branding e isso virou o centro do pensamento e, consequentemente, desse texto (volto em breve com o conteúdo sobre relacionamento, prometo!).
A frase era mais ou menos assim: “Você não precisa criar algo que ninguém fez antes pra criar uma marca forte e reconhecida. As músicas são feitas de notas musicais que existem. As músicas novas, são feitas das mesmas sete notas musicais”.
Trazendo para a comunicação, o branding, ela completa: “Os elementos de design, de comunicação, eles existem. O que não existe é a harmonia. É fazer um negócio novo a partir disso. Não precisa ser algo nunca feito antes. Precisa ter um ângulo único sobre coisas que já foram inventadas (…)”
Deu para captar a essência do que foi dito aí?
Consegue agora projetar para a sua realidade, para a realidade do seu negócio?
Calma que dou uma ajudinha! Veja o título desse artigo. Nele fiz uma “brincadeira” a partir de uma tendência hypada nas redes sociais. Pois é mais ou menos isso o que essa mensagem que me tocou está querendo dizer. Ser uma marca inovadora, ter um bom branding, fazer uma comunicação forte, tem menos a ver com inventar a roda, e muito mais a ver com fazer algo novo dos elementos que já estão à disposição no mercado.
Brincar com tendências, surfar as ondas do universo digital, isso tudo poderá colaborar para a comunicação da sua empresa. Potencialmente gerará valor para o seu cliente. Tende a criar um relacionamento com seus steakholders, ou seja, é preciso entender com quem você se comunica, olha aí o que falei no primeiro artigo: é sua “responsa” se fazer entender pelo seu interlocutor, para isso você precisa conhecê-lo profunda e intimamente.
Já ouviu falar da “persona” do seu negócio, certo?! No fundo, é também sobre esse “cidadão” tão importante para a comunicação da sua empresa que estou falando. Quando você o conhece bem, sabe como se relacionar e, naturalmente, como se comunicar com ele. Sabe o que ele quer, sabe qual “música” ele gostará de ouvir, composta por quais “notas”… e aqui, novamente, não estou falando de música, mas, de saber qual ferramenta, canal, mensagem transmitir para ele, e quão criativo e inventivo você e sua empresa podem ser, para daí sim “tocá-lo” a ponto de gerar alguma emoção e o tão desejado relacionamento, consequência de um branding bem feito. (Sem querer acabei voltando para o relacionamento, foco do próximo artigo. Bom que assim já tenho gancho para continuar a nossa conversa).
Espero por você no próximo artigo. E se quiser saber mais do vídeo que me inspirou, ou de algo que citei no texto, só comentar aqui ou me chamar no direct do insta @livmuhlbauer