Comunicação Corporativa. Você sabe o que e quais são os canais de comunicação?
(E não. Eu não estou falando de canal de TV ou canal do YouTube, pelo menos não estou falando somente disso)
Depois de falar sobre 05 bons motivos para entender o quão estratégica é a comunicação para empresas de todos os portes, incluindo as pequenas, vamos ampliar essa conversa e falar um pouco sobre os canais de comunicação?
Se você está chegando agora talvez valha voltar um artigo pra ver o começo dessa conversa…
Os canais, para além daqueles de TV, são as ferramentas que você vai usar para transmitir as mensagens do seu negócio.
Mas, que tipo de mensagem (talvez você esteja se perguntando)?
Elas podem ser: promocionais, informativas, institucionais, internas, de gestão de uma crise, de PR, para seu público interno, isso só para citar algumas… Você sabia que eram tantas?! Mas, para não nos tirar do foco desse artigo, vamos deixar os tipos de mensagem para um próximo conteúdo?! É! Eu sei, são muitos os pontos que envolvem comunicação… e, naturalmente, uma coisa leva a outra.
Por agora, vamos aos exemplos de canais:
– Reuniões e videoconferências;
– Newsletter ou informativo (para os que não aguentam mais os estrangeirismos, mas eles aparecerão inevitavelmente por aqui L);
– Site (aqui podemos incluir também os e-commerce, os blogs corporativos, por ex);
– E-mail;
– Intranet;
– App ou plataforma de mensagem instantânea: olha o whatsapp aqui! Mas, cabem também Zoom, Teams, Google Meet e tantos outros;
– Eventos;
– Redes sociais: Instagram, X, TikTok, LinkedIn e todos as demais;
– Catálogos e flyers;
– Outdoors / OOH em geral;
Quer mais?
– PDV – Para quem tem um ponto físico (olha um dos Ps do marketing aqui). Aqui com todas as possibilidades dentro do espaço;
– QR Codes nas embalagens, por ex;
Que tal uns mais moderninhos?
– Publicidade digital – Google e todos os formatos de ads, banners em sites, etc, etc, etc;
– Podcast (olá TPM no ar!!!)
– Parceria com influenciadores (??? – algum comunicólogo por aqui para opinar? Algum influenciador?)
– Lives;
– Games e gamificação (já se pegou cumprindo tarefas para ganhar pontos, para ganhar ou trocar por algo? Será que isso comunica algo sobre a empresa em questão?);
Posso citar mais alguns dessa lista que parece não ter fim?! (Talvez não tenha mesmo já que todo dia surgem novas possibilidades).
– Grupos de discussão e fóruns;
– Murais de recado;
– Assinatura de e-mail.
Tá, você pode estar aí pensando: mas você misturou canais que uso para ME COMUNICAR com outras pessoas com trocas de informações do dia a dia, com canais que uso PARA COMUNICAR ALGO. E eu assumo: foi proposital colocar tudo junto e misturado, para te fazer refletir. As ferramentas que você usa para se comunicar com seus stakeholders na rotina, ou em uma negociação são mais ou menos importantes para os resultados do que as que você usa para transmitir uma mensagem com conteúdo planejado para levar alguma informação estratégica para o seu público-alvo?
Entendeu onde eu quero chegar? Parou pra pensar que tudo o que você diz, quando revestido(a) do seu papel de empresário(a), impacta de alguma forma na sua empresa?
Reforço o que já disse no artigo anterior. Seja qual for o porte da sua empresa, a comunicação pode ser o diferencial. Para as empresas de menor porte, pode ser o pulo do gato para competir em pé de igualdade com grandes players, que dificilmente conseguirão a mesma proximidade com os clientes.
Pense nisso! E me conta como anda a comunicação da sua empresa?!
Volto logo com um pouco mais de conteúdo.