Começo hoje citando um trecho conhecido de Lewis Carroll, do filme Alice no País das Maravilhas, quando Alice perguntou ao Gato Cheshire:

“Pode me dizer qual o caminho devo tomar”? Então, o gato respondeu à menina: “Isso depende muito do lugar para onde você quer ir”. Alice prontamente replicou: “Eu não sei para onde ir”! E o gato responde sabiamente: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

Com certeza você já deve ter ouvido esse trecho. E ele é uma perfeita demonstração de que, quando não temos um ponto definido a chegar, um objetivo a atingir, não teremos resultados a esperar. 

Acredito fielmente que o que nos move e nos leva a um nível acima do que estamos na vida são os nossos SONHOS. E, quanto mais alto sonhamos, melhor. Como já dizia o poeta, “sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”.

Então, vamos começar definindo a diferença entre SONHOS, OBJETIVOS e METAS. O sonho, está no campo do desejo, da imaginação, que pode parecer grande demais, ousado demais e até inatingível. Mas, o que acontece quando traçamos metas, colocamos métricas e prazos para esse SONHO se concretizar? Nesse momento ele se torna o nosso OBJETIVO. Um objetivo definido, precisa de metas como parte de um plano de ação bem traçado estrategicamente. 

Nos negócios, se não existirem metas e métricas não haverá instrumentos para mensurar se a empresa está crescendo, lucrando e prosperando. Sem metas, seu negócio será um barco à deriva.

Não falo aqui de metas extravagantes, aliás, o ideal é iniciar com metas mais realistas e ir dando passos maiores, gradativamente. O importante é você saber aonde pretende ou precisa chegar no fim do período estipulado para que todos os esforços sejam válidos.

Elaborar metas não é algo difícil, mas quero contribuir com essa construção, compartilhando dicas que entendo serem válidas para você:

  1. Busque conhecimento para precificar o seu produto ou serviço de forma a englobar o custo, a capacidade de investimento do seu empreendimento e o seu retorno financeiro (pró-labore)
  2. Avalie sua capacidade de atender, produzir ou de reabastecer o seu estoque, isso é imprescindível para atingir sucesso nos negócios, fazendo a entrega do que se promete com ética e comprometimento, fidelizando clientes satisfeitos e assim consolidando a sua marca;
  3. Avalie se essa meta é SMART, isto é, se ela é específica, mensurável, atingível, relevante e temporal;
  4. Defina o tempo para que essa meta seja atingida. Metas podem ser fracionadas. Um exemplo palpável está nos números de faturamento. Por exemplo, se crio a meta para que minha empresa fature 100 mil no ano, posso considerar o cenário mês a mês, considerando datas comemorativas que podem ser associadas ao meu segmento, promoções e tantos outros fatores a serem pensados ao longo dos 12 meses.

E a última dica, e que vale ouro, é: estabeleça metas para todas as áreas de sua vida! Acolha esse hábito no seu dia a dia. Você perceberá as mudanças e, sobretudo, os resultados acontecendo. Você terá meios para definir ações, traçar sua direção, avaliar seus resultados, podendo, inclusive, recalcular algumas rotas até chegar aonde deseja. Lembre-se que para quem sabe o que quer o céu não é o limite! Vá em frente, o mundo é teu!